Artigos

Grupo de estudo com Juliano Pessanha – O Diálogo Sloterdijk – Heidegger e as Práticas Psicoterápicas

GRUPO DE ESTUDO com JULIANO PESSANHA Neste grupo serão discutidos os conceitos fundamentais de Esferas 1 (Bolhas). Qual a linguagem adequada para falar das dualidades arcaicas? Como nomear o que se passa nas relações entre um bebê e seu aliado? Como elaborar uma ontologia do espaço íntimo e deixar de lado a linguagem sujeito-objeto desconstruída por …

0 comments

Fenô&Grupos em São José-SC (grande Florianópolis)

FORMAÇÃO EM COORDENAÇÃO DE GRUPOS NUMA ABORDAGEM FENOMENOLÓGICA na Casa Lavor, em São José (grande Florianópolis – SC) Fenô&Grupos realizará a formação em coordenação de grupos numa abordagem fenomenológica fora de São Paulo, em parceria com a Casa Lavor, em São José, região da Grande Florianópolis. As datas dos encontros em 2017 são: 4 e 5 de …

0 comments

O psicodiagnóstico interventivo fenomenológico-existencial grupal como possibilidade de ação clínica do psicólogo

O psicodiagnóstico interventivo fenomenológico-existencial grupal como possibilidade de ação clínica do psicólogo Revista da Abordagem Gestáltica vol.22 no.2 Goiânia dez. 2016 RESUMO Neste artigo apresento o psicodiagnóstico interventivo fenomenológico-existencial como possibilidade de ação clínica do psicólogo. Trata-se de um modelo de intervenção em psicologia em prática nas clínicas-escola da Universidade Paulista (UNIP), onde leciono, tendo sido desenvolvido nessa instituição. Este …

0 comments

Grupo de estudo: Leitura de Ser e tempo, de M. Heidegger

Leitura de Ser e Tempo, de Martin Heidegger Coordenação: Paulo Evangelista Horário: 2as-feiras, das 15:30 às 17:00. Local: R. Capote Valente 432, cj.125 Mais informações: falecom@fenoegrupos.com / (11) 5573-4182

0 comments

Grupo de Estudo: Introdução a Martin Buber

Introdução a Martin Buber (Eu e Tu) Coordenação: Ari Rehfeld Horário: 4as-feiras, das 10:45 às 12:00 (ou 11:45 às 13:00), de 8/03/2017 a 28/06/2017. Local: R. Capote Valente 432, cj.125 Mais informações: falecom@fenoegrupos.com / (11) 3081-7708

0 comments

Contribuições fenomenológico-hermenêuticas à psicoterapia de grupo para vítimas de violação dos direitos humanos

Artigo de Luís Jardim publicado na Revista Fenomenologia e Psicologia, v.2, n.1, 2014.   Resumo O  objetivo  deste  artigo  é  discutir  contribuições  às  possibilidades  de elaboração  de  danos  produzidos  pela  violência  da  ditadura  civil-militar  no  Brasil, baseado  na  fundamentação  da  psicoterapia  de  grupo  na  fenomenologia-hermenêutica de Martin Heidegger. Os danos produzidos pela  violência de Estado …

0 comments

Husserl em português

Esta é uma lista de traduções de livros e artigos de Husserl para o português.

0 comments

Heidegger em português

Esta é uma lista de traduções de livros e artigos de Heidegger para o português. Muitos desses textos contam com mais de uma tradução. Nesses casos foi escolhida a de mais fácil acesso ao leitor brasileiro. Também optou-se por relacionar apenas a edição mais recente.   Traduções publicadas no Brasil Interpretações fenomenológicas sobre Aristóteles: Introdução …

0 comments

Bibliografia de terapia de grupo fenomenológica

Lista de artigos e livros sobre terapia de grupo fenomenológica.

0 comments

Transferência e resistência na psicoterapia daseinsanalítica de Medard Boss

Capítulo publicado no livro Psicologia Clínica e Psicoterapia (Belo Horizonte: FEAD, 2013), organizado por José Paulo Giovanetti.   Resumo A fim de contribuir para o entendimento da especificidade da Daseinsanalyse, neste capítulo recorro a publicações de Medard Boss para explicitar sua concepção de psicoterapia, enfatizando sua interpretação das noções psicanalíticas de “transferência” e “resistência”.   …

0 comments

Comments are closed.