Formação

Coordenação de Grupos numa Abordagem Fenomenológica

2018

A formação em coordenação de grupos é um trabalho de caráter vivencial. O objetivo é a instrumentação de cada participante a partir de recursos próprios e na produção de uma leitura fenomenológica sobre a dinâmica criada pelo grupo, bem como no processamento das experiências emergentes. Para isso, a formação propicia a cada participante a experiência de ser membro, coordenador e observador de grupo. Compreendemos que é somente com base na experiência vivenciada que os fenômenos presentes numa situação grupal podem se dar e serem tematizados.

Ao longo de cada encontro da formação o processo grupal é vivenciado e, partindo-se dele, a leitura fenomenológica vai se desenvolvendo. Para complementá-la, são apresentadas referências bibliográficas que a fundamentam, assim como são discutidos contrapontos com outras interpretações.

A vivência da situação grupal e a leitura fenomenológica possibilitam a compreensão de fenômenos grupais nos mais variados contextos, do consultório particular à instituição, com grupos psicoterapêuticos e dinâmicas grupais. Por isso, a formação instrumentaliza profissionais que lidam com grupos, sejam eles das áreas psi ou outras.

A formação também inclui o desenvolvimento de projetos em fenomenologia nas áreas clínica, hospitalar, institucional e social.

Fazemos um processo seletivo dos participantes para garantir a qualidade da formação e propiciar um clima que facilite a integração e a troca de experiências profissionais e pessoais – o que chamamos de coesão grupal.

As datas dos encontros são:

17 de março, 21 de abril, 19 de maio e 16 de junho de 2018

18 de agosto, 22 de setembro, 20 de outubro e 10 de novembro

 

O investimento é de 12 x R$500,00.

As inscrições já estão em andamento. As vagas são limitadas. Caso tenha interesse em participar, pedimos que nos envie uma carta de apresentação e seu CV para o e-mail formacao@fenoegrupos.com. Entraremos em contato para agendar uma entrevista, quando poderemos apresentar mais detalhadamente o processo de formação e esclarecermos quaisquer dúvidas.

A Clínica Fenô&Grupos, onde são realizados os encontros, está situada muito próxima ao metrô Ana Rosa, sendo, portanto, perto do aeroporto de Congonhas, da Av. Paulista e de vários hotéis.

Comments are closed.